Arte, sentimentos, músicas, crônicas ... tudo que você possa pensar, fazer, tomando um cappuccino bem quente num dia frio e nublado...
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Editorial Empório dos Calçados
Neste último sábado fizemos um ensaio breve coma modelo (minha irmã) Thiely Souza J.
com a produção de looques de Juliana Medeiros e as fotos feitas por mim com a minha câmera Sony H50!
Prometo atualizar aqui em breve com mais fotos.
com a produção de looques de Juliana Medeiros e as fotos feitas por mim com a minha câmera Sony H50!
Prometo atualizar aqui em breve com mais fotos.
BlogLojinha ;)
Olá meninas, Venho aqui indicar um super Blog Lojinha
pra você que ama se maquiar e/ou pra você amiga que maqueia profissionalmente como eu.
Flor de Menina
Vale à pena CONFERIR!!!!!
Vocês irão amar!
pra você que ama se maquiar e/ou pra você amiga que maqueia profissionalmente como eu.
Flor de Menina
Vale à pena CONFERIR!!!!!
Vocês irão amar!
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Amor Epidérmico
Seus pais foram jantar fora e deixaram o apartamento só para você, seu namorado e a tevê a cabo. Que inconseqüentes! Em menos de um minuto vocês deixam a televisão falando sozinha e vão ensaiar umas cenas de amor no quartinho dos fundos. De repente, escutam o barulho da fechadura. Seu pai esqueceu o talão de cheques. Passos no corredor. Antes que você localize sua camiseta, sua mãe se materializa na porta. Parece que ela está brincando de estátua, mas não resta dúvida que entrou em estado de choque. Você diz o quê? Mãe, a carne é fraca.
A desculpa é esfarrapada mas é legítima. Nada é mais vulnerável que nosso desejo. Na luta entre o cérebro e a pele, nunca dá empate. A pele sempre ganha de W.O.
Você planeja terminar um relacionamento. Chegou à conclusão que não quer mais ter a seu lado uma pessoa distante, que não leva nada à sério, que vive contando piadinhas preconceituosas e que não parece estar muito apaixonado. Por que levar a história adiante? Melhor terminar tudo hoje mesmo. Marca um encontro. Ele chega no horário, você também. Começam a conversar. Você engata o assunto. Para sua surpresa, ele ficou triste. Não quer se separar de você. E para provar, segura seu rosto com as duas mãos e tasca-lhe um beijo. Danou-se.
Onde foram parar as teorias, os diálogos que você planejou, a decisão que parecia irrevogável? Tomaram Doril. Você agora está sob os efeitos do cheiro dele, está rendida ao gosto dele, está ligada a ele pela derme e epiderme. A gravação do seu celular informa: seus neurônios estão fora da área de cobertura ou desligados.
Isso nunca aconteceu com você? Reluto entre dar-lhe os parabéns ou os pêsames. Por um lado, é ótimo ter controle absoluto de todas as suas ações e reações, ter força suficiente para resistir ao próprio desejo. Por outro lado, como é bom dar folga ao nosso raciocínio e deixar-se seduzir, sem ficar calculando perdas e danos, apenas dando-se ao luxo de viver o seu dia de Pigmaleão.
A carne é fraca, mas você tem que ser forte, é o que recomendam todos. Tente, ao menos de vez em quando, ser sexualmente vegetariano e não ceder às tentações. Se conseguir, bravo: terá as rédeas de seu destino na mão. Mas se não der certo, console-se. Criaturas que derretem-se, entregam-se, consomem-se e não sabem negar-se costumam trazer um sorriso enigmático nos lábios. Alguma recompensa há de ter.
Martha Medeiros
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Belo Monte - Piaraçu
Não é a sua casa, mas é a casa, a historia, a luta e vida desses Indigenas!!!!
A EXTERMINAÇÃO DA FAUNA, FLORA
Rodrigo Crepaldi
Siga: @GotadaguaBR
ASSINE a PETIÇÃO http://www.movimentogotadagua.com.br/
Contamso com você!
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Endometriose
Olá amigas e amigos,
o assunto hoje é muito sério : ENDOMETRIOSE.
Você mulher e Amigo, Namorado e Marido, fiquem atentos sobre diagnóstico que afeta mais de 6 MILHÕES de Brasileiras, na maioria delas os sintomas aparecem na adolescência e se não tratadas pode causar sérios problemas a saúde e a fertilidade da mulher.
Fazendo pesquisas para não falar asneira sobre o assunto, encontrei o SITE do Dr. Eduardo Schor que fala de ponta a ponta sobre o tema.
Endometriose(Fonte de pesquisa)
O QUE É?
Endometriose é uma doença caracterizada pela presença de endométrio fora do útero. O endométrio é a camada que reveste internamente a cavidade uterina e é renovado mensalmente por meio da descamação durante o fluxo menstrual. Em algumas situações este tecido volta pelas trompas, alcança a cavidade pélvica e abdominal, gerando a endometriose. Pode acometer também, os ovários, as tubas e outros órgãos como o intestino e a bexiga. As células do endométrio, na pelve, vão funcionar de forma semelhante as que estão revestindo o útero, isso quer dizer que elas vão "menstruar" também e, é essa menstruação no lugar errado que é responsável por grande parte dos sintomas da doença.
CAUSAS
As causas da endometriose, apesar dos inúmeros estudos, ainda são pouco conhecidas, podemos dividir as explicações em duas categorias que vamos chamar de primeiras teorias e aspectos atuais.
Primeiras Teorias
As primeiras explicações sobre o porquê do aparecimento da endometriose foram dadas por dois médicos, Cullen e Meyer, que no final do século XIX propuseram que as células do peritônio ( membrana que reveste a pelve e a maioria dos órgãos) poderiam sofrer uma transformação em células endometriais. Esta teoria jamais foi comprovada, porém, foi utilizada para explicar o aparecimento da doença em mulheres que não menstruavam.
Em 1925 surgiu a primeira teoria que foi cientificamente provada. Coube a Sampsom descrever o fenômeno da menstruação retrógrada. Este autor observou que, durante a menstruação, células do endométrio 9 camada que reveste a cavidade do útero) voltavam através das tubas e caiam dentro da pelve. A partir daí Sampsom propôs que a causa da endometriose seria o refluxo do tecido endometrial através das tubas durante o fluxo menstrual. Esta teoria foi usada durante quase a totalidade do século passado para explicar a doença. Entretanto, na década de 80 do século passado, descobriu-se que 90% de todas as mulheres têm menstruação retrógrada, e obviamente a endometriose não acomete 90% das mulheres.Este dado fez com que o refluxo de células endometriais durante a menstruação não mais bastasse para explicar a gênese da doença. A pergunta que surgiu foi o porquê de algumas mulheres com menstruação retrógrada desenvolverem a doença e outras, não!?Surgiram então as teorias atuais.
Teorias atuais
Uma das possíveis explicações é conhecida como teoria imunológica. As células que voltam através das tubas e caem na pelve deveriam ser reconhecidas pelo sistema imunológico como não própria àquela local, depois desta identificação este mesmo sistema teria o dever de destruir estas células. Talvez em mulheres que desenvolvem a doença alguma falha nos mecanismos de defesa possa acontecer e permitir que as células regurgitadas se implantem e dêem início a doença.
Outra hipótese é a que diz que o endométrio tópico, aquele que reveste o útero, possuiria algumas alterações que facilitariam que estas células, ao atingir a cavidade pélvica virem endometriose. Inúmeras alterações já foram encontradas quando comparamos o endométrio de mulheres com endometriose com o das sem a doença.
Em um futuro próximo provavelmente as duas teorias vão se juntar e explicar de forma conjunta o porquê do aparecimento da endometriose em apenas uma parcela das mulheres com menstruação retrógrada.
Ai surge a pergunta: o que acontece com estas mulheres que de repente desenvolvem uma alteração imunológica e outra na camada que reveste o útero?
Alguns trabalhos têm investigado o papel de alguns poluentes ambientais, principalmente um conhecido como dioxina, na gênese da endometriose. A dioxina é um poluente universal derivado da combustão de plásticos, borrachas, fabricação de produtos químicos e solventes dentre outras fontes.Diversos estudos mostraram que a exposição a este poluente pode levar a alterações no sistema imunológico e também no endométrio. Seria a dioxina responsável por todas as alterações que levam a endometriose. Ai vem a mesma pergunta que fizemos acima com relação a menstruação retrógrada: se todas as mulheres estão expostas a este poluente, por que só algumas desenvolvem a endometriose?!
Mais uma alteração entra em jogo para tentar explicar este fenômeno. A de que alterações genéticas, chamadas de polimorfismos, fariam com que a dioxina não fosse corretamente eliminada do corpo e como conseqüência ela começaria a atuar, levando aos distúrbios já mencionados. Apesar dos inúmeros estudos realizados na última década a causa da endometriose ainda permanece obscura. Quanto mais peças deste enorme quebra-cabeças forem juntadas e conhecermos melhor o porquê da doença seremos capazes de diagnosticar e tratar de forma mais adequada as mulheres com a doença.
TIPOS
A endometriose pode se apresentar de algumas formas distintas:
Endometriose profunda:
É uma forma avançada da doença. Acomete ligamentos ou outros órgãos. Não é infrequente o acometimento intestinal. É de difícil tratamento. A resposta ao tratamento medicamentoso não é tão boa quanto a das formas superficiais. A cirurgia, geralmente, é de grande porte, na qual ressecção de parte do intestino ou da bexiga pode ser necessária.
Ovariana:
É o chamado endometrioma de ovário. As células endometriais quando voltam através das tubas conseguem se alojar dentro de um pequeno cisto no ovário. A partir daí elas começam a se dividir e “atapetam” todo o cisto. Ao final de cada ciclo menstrual estas células menstruam para dentro deste cisto e com o passar do tempo vão preenchendo-o de sangue. Devido a isto o endometrioma de ovário cresce vagarosamente e pode atingir tamanhos surpreendentes. O problema desta forma de endometriose é que, com o crescimento parte do ovário sadio vai sendo destruída, o que pode comprometer a fertilidade futura! O tratamento é, na maioria das vezes, cirúrgico e o cisto deve ser removido ou cauterizado. Em casos onde o tamanho é muito grande, todo ovário já foi comprometido e ai impõe-se a remoção do ovário (ooforectomia).
Septo reto-vaginal:
É extremamente rara, acomete o tecido que fica entre o reto e a vagina. Sua origem ainda é controversa, entretanto, acredita-se que pode derivar da transformação de algum resquício da formação dos órgãos genitais em células endometriais. O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico.
Peritoneal:
É de longe a forma mais comum da doença! Acomete o peritônio, a membrana que recobre toda a pelve e os órgãos pélvicos e abdominais. Pode ser superficial ou profunda, chamamos de profunda quando invade a superfície peritoneal por mais de 5mm. A profunda, também conhecida como infiltrativa é encontrada, com freqüência, na parte final do intestino grosso (reto e sigmóide) e parede da bexiga. Cerca de 20-30% das mulheres com endometriose vão apresentar a forma profunda. O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico.
Endometriose de parede:
Esta forma da doença aparece após uma cirurgia uterina, seja uma cesárea, histerectomia ou miomectomia. Durante a cirurgia, células do endométrio acabam ficando na cicatriz cirúrgica e ali proliferam e formam um nódulo de endometriose. O quadro clínico consiste em um nódulo abaixo de uma cicatriz cirúrgica que dói e aumenta durante o fluxo menstrual! O tratamento é sempre cirúrgico e consiste na remoção do nódulo. De forma contrária ao que fazemos nos outros tipos de endometriose esta não precisa de complementação medicamentosa após a cirurgia e tampouco da prevenção da recidiva.
Endometriose pulmonar ou pleural:
É extremamente rara. Ainda não sabemos com as células endometriais vão parar tão longe! Talvez elas entrem em um vaso sanguíneo ou linfático e cheguem aos pulmões. A mulher com endometriose pulmonar pode se queixar de tosse com sangue durante o fluxo menstrual.
SINTOMAS
Cólica menstrual (Dismenorréia)
O principal sintoma é sem dúvida a cólica menstrual. Sempre que a mulher tiver cólicas de difícil tratamento com as medicações convencionais deve-se suspeitar de endometriose. Uma das principais causas da demora no diagnóstico da doença é a não valorização adequada da cólica menstrual. Não é infrequente vermos pacientes referindo que cólicas são normais, que “depois que casar passa” ou que a adolescente esta exagerando nos sintomas por problemas emocionais. Se a cólica já existe há algum tempo, os analgésicos e antiinflamatórios já não aliviam muito, às vezes precisa ficar de cama durante a menstruação: converse com seu ginecologista sobre endometriose.
Por que as mulheres com endometriose têm cólicas? Os implantes da doença localizados no peritônio funcionam de forma semelhante ao endométrio normalmente localizado. Ou seja, responde aos estímulos hormonais e, portanto, “menstrua” no final do ciclo menstrual. Esta menstruação no local errado leva a dor principalmente devido à secreção de uma substância denominada prostaglândina. A prostaglândina irrita os receptores para a dor presentes no peritônio, e como isso acontece concomitante ao fluxo menstrual a paciente refere cólica durante o fluxo menstrual.
Dor durante a relação sexual (Dispareunia)
Aproximadamente 30% das mulheres com endometriose vão referir dor durante o ato sexual. Geralmente a queixa inicial é apenas um incomodo e, com o passar do tempo começa a ser de dor. Esta dor é progressiva e, em estágios avançados torna impossível a relação sexual, levando a inúmeros problemas conjugais.
Por que mulheres com endometriose têm dor á relação sexual?
O local mais freqüente onde encontramos a endometriose é no ligamento útero-sacro. Este ligamento fica atrás do útero, em íntimo contato com a vagina. O implante, com a secreção de inúmeras substâncias, principalmente as prostaglândinas levam à um processo inflamatório. Todo vez que mexemos em um local onde há inflamação temos dor. É por isso que mulheres com endometriose podem ter dor à relação sexual.
Infertilidade
Cerca de 40% das mulheres com infertilidade tem endometriose. E muitas com endometriose vão ter alguma dificuldade na hora de engravidar.
Por que mulheres com endometriose têm dificuldade para engravidar?
Existem diversos estágios da doença, que podemos sintetizar em: endometriose leve ou endometriose avançada. Quando a mulher tem endometriose avançada a explicação do porquê da infertilidade é fácil. Neste estágio há inúmeras aderências na pelve. O útero gruda no intestino, as tubas grudam nos ovários e assim por diante. Esta alteração na anatomia da pelve dificulta muito que o óvulo encontre o espermatozóide e, portanto a mulher não consegue engravidar.
Já quando a endometriose é leve a explicação não é tão fácil. Provavelmente o ambiente peritoneal bastante inflamado altera a motilidade tubária, a postura ovular, pode também, alterar os espermatozóides e o óvulo. De qualquer forma sabemos que há uma relação importante entre infertilidade e endometriose, porém se tratada no início a doença não vai prejudicar uma futura gestação natural.
Cisto de ovário (Endometrioma)
Algumas mulheres descobrem que tem endometriose só quando aparece um cisto de ovário em uma ultra-sonografia de rotina. Este cisto, denominado de endometrioma se forma devido ao implante de endometriose dentro do ovário. Este implante começa a se dividir e “menstruar” ao final de cada ciclo, formando um cisto. O endometrioma pode, com o passar do tempo, crescer e danificar o restante do ovário sadio, por isso sempre que houver suspeita de crescimento ele deve ser removido cirurgicamente, visando preservar a maior quantidade possível de ovário sadio, não prejudicando assim, uma futura gestação.
Outros sintomas
Alterações menstruais: ao contrário do que muita gente pensa a endometriose não causa alterações no ciclo menstrual. A mulher pode ter a doença e menstruar normalmente, com exceção é claro a presença de cólicas!
Sintomas intestinais: a mulher com endometriose pode apresentar aumento do hábito intestinal durante a menstruação. Isto se deve a secreção de prostaglândinas pelos implantes. A prostaglândina estimula a contração do intestino, fazendo com que a mulher vá ao banheiro um número maior de vezes durante o fluxo menstrual. Já, quando a doença é avançada, e o intestino grosso é acometido os sintomas se tornam mais exuberantes. Sangramento ao evacuar, sensação de querer ir ao banheiro toda hora e dificuldade para evacuar são sinais de que a doença já avançou.
Sintomas urinários: a endometriose pode se implantar na parede da bexiga e, devido à inflamação irritar a bexiga. Esta irritação faz com que a mulher tenha dor ao urinar, vá ao banheiro diversas vezes ao dia e tenha dificuldade de segurar a urina quando a bexiga esta cheia. Apesar de pouco freqüente fique atenta as alterações urinária.
DIAGNÓSTICO
Em qualquer livro ou texto que fale sobre endometriose você vai ler que o diagnóstico é anato-patológico, ou seja, há necessidade de uma cirurgia, biópsia e estudo do tecido retirado por um patologista. Hoje em dia, só com a história e o exame ginecológico já podemos saber, com alto índice de acerto, se a mulher tem ou não endometriose.
Mulheres jovens, com queixa de cólicas menstruais progressivas, em alguns casos dor à relação sexual, provavelmente têm endometriose. E, portanto, já estamos aptos a iniciarmos o tratamento!
Cólicas que não melhoram com as medicações antiespasmódicas, antiinflamatórias ou com pílula anticoncepcional, não são normais!!!!!!
Existe algum exame, de sangue ou de imagem, que pode ajudar no diagnóstico?
Você provavelmente já ouviu, ou vai ouvir falar de um exame de sangue chamado CA-125! Ele foi usado durante muito tempo no auxílio do diagnóstico de endometriose, entretanto, sua sensibilidade é baixa. Isso quer dizer que poucas mulheres com endometriose têm aumento do CA-125! Na maioria das mulheres com endometriose (60%) o exame pode estar normal! Talvez ele mais atrapalhe do que ajude! Se o médico esta frente a uma mulher na qual a suspeita é de endometriose e o CA-125 estiver normal ele talvez fique receoso ou não confie no seu raciocínio clínico e ai não vai intervir! Isso faz com que a paciente vá embora sem diagnóstico! Talvez este exame seja um dos culpados pela demora no diagnóstico e tratamento da doença.
Exames de imagem, ultra-sonografia, tomografia ou ressonância magnética não servem para o diagnóstico da doença. Eles são úteis em alguns casos para programarmos melhor o tratamento.
TRATAMENTO
Quando falamos no tratamento da endometriose algumas coisas precisam ser estabelecidas.
Em primeiro lugar e o mais importante é saber se vamos tratar uma paciente que quer engravidar (infertilidade) ou uma mulher que quer se livrar da dor. Outra coisa que deve ser estabelecida é o local e a forma da doença. Se a doença está no ovário, septo reto-vaginal, intestino, bexiga e se estiver no peritônio se é superficial ou profunda.
Conheça os tratamentos para a Endometriose em:
Tratamento para Infertilidade
Tratamento para Dor Pélvica
Tratamento Cirúrgico
PÓS-TRATAMENTO
Ok! Sua endometriose foi tratada! Já não existem mais implantes da doença na pelve ou em qualquer outro local. Isso não quer dizer que você pode ir embora e visitar seu ginecologista apenas uma vez por ano: se não fizermos nada após a cirurgia a doença pode voltar em menos de um ano! Como vimos na parte que fala sobre as causas da endometriose a menstruação é necessária para o aparecimento da doença. Então, se você voltar a menstruar existe grande possibilidade da endometriose voltar. Toda mulher que tem o diagnóstico de endometriose deve parar de menstruar, chamamos isso de prevenção da recidiva. Conseguimos fazer a mulher parar de menstruar usando alguma medicação hormonal de forma contínua. Podemos utilizar os anticoncepcionais orais, injetáveis, transdérmico, implantes, ou o DIU que tem progesterona.
Lembrar que a menstruação deve ser bloqueada até que haja o desejo de gestação.
O principal problema deste esquema de prevenção é o sangramento irregular. Podemos contorná-lo mudando o tipo de anticoncepcional, adicionando pequenas doses de estrogênio ou fazendo uma pausa periódica na medicação.
LAPAROSCOPIA
Videolaparoscopia ou laparoscopia é uma cirurgia minimamente invasiva usada para dois objetivos: diagnóstico e tratamento. É a melhor forma de tratar a endometriose e diversas outras doenças ginecológicas, como cistos de ovário, miomas dentre outras. Nessa cirurgia, após anestesia geral são realizadas pequenos cortes, geralmente um na região do umbigo de 1 cm e dois ou três outros logo acima da linha dos pelos pubianos, onde se insere uma ótica e outros instrumentos cirúrgicos. Com a ótica podemos visualizar toda a pelve e abdômen, permitindo o diagnóstico de qualquer alteração. Através da inserção de instrumentos pelas outras incisões podemos operar e tratar a maioria das doenças ginecológicas.
Existem diversas vantagens quando comparamos a laparoscopia com a cirurgia tradicional. O tempo de hospitalização é de aproximadamente 24 horas, muito menor do que nas cirurgias tradicionais, e o retorno da paciente para as suas atividades rotineiras também é muito mais precoce. Apesar dos inúmeros benefícios quando comparamos a laparoscopia com a cirurgia tradicional a presença de dor leve a moderada é muito comum, portanto, deve-se tomar alguns cuidados principalmente na primeira semana após a cirurgia. A Fisioterapia pode ajudar neste período de recuperação.
Em caso de Dúvidas procure seu(a) Ginecologista de confiança.
o assunto hoje é muito sério : ENDOMETRIOSE.
Você mulher e Amigo, Namorado e Marido, fiquem atentos sobre diagnóstico que afeta mais de 6 MILHÕES de Brasileiras, na maioria delas os sintomas aparecem na adolescência e se não tratadas pode causar sérios problemas a saúde e a fertilidade da mulher.
Fazendo pesquisas para não falar asneira sobre o assunto, encontrei o SITE do Dr. Eduardo Schor que fala de ponta a ponta sobre o tema.
Endometriose(Fonte de pesquisa)
O QUE É?
Endometriose é uma doença caracterizada pela presença de endométrio fora do útero. O endométrio é a camada que reveste internamente a cavidade uterina e é renovado mensalmente por meio da descamação durante o fluxo menstrual. Em algumas situações este tecido volta pelas trompas, alcança a cavidade pélvica e abdominal, gerando a endometriose. Pode acometer também, os ovários, as tubas e outros órgãos como o intestino e a bexiga. As células do endométrio, na pelve, vão funcionar de forma semelhante as que estão revestindo o útero, isso quer dizer que elas vão "menstruar" também e, é essa menstruação no lugar errado que é responsável por grande parte dos sintomas da doença.
CAUSAS
As causas da endometriose, apesar dos inúmeros estudos, ainda são pouco conhecidas, podemos dividir as explicações em duas categorias que vamos chamar de primeiras teorias e aspectos atuais.
Primeiras Teorias
As primeiras explicações sobre o porquê do aparecimento da endometriose foram dadas por dois médicos, Cullen e Meyer, que no final do século XIX propuseram que as células do peritônio ( membrana que reveste a pelve e a maioria dos órgãos) poderiam sofrer uma transformação em células endometriais. Esta teoria jamais foi comprovada, porém, foi utilizada para explicar o aparecimento da doença em mulheres que não menstruavam.
Em 1925 surgiu a primeira teoria que foi cientificamente provada. Coube a Sampsom descrever o fenômeno da menstruação retrógrada. Este autor observou que, durante a menstruação, células do endométrio 9 camada que reveste a cavidade do útero) voltavam através das tubas e caiam dentro da pelve. A partir daí Sampsom propôs que a causa da endometriose seria o refluxo do tecido endometrial através das tubas durante o fluxo menstrual. Esta teoria foi usada durante quase a totalidade do século passado para explicar a doença. Entretanto, na década de 80 do século passado, descobriu-se que 90% de todas as mulheres têm menstruação retrógrada, e obviamente a endometriose não acomete 90% das mulheres.Este dado fez com que o refluxo de células endometriais durante a menstruação não mais bastasse para explicar a gênese da doença. A pergunta que surgiu foi o porquê de algumas mulheres com menstruação retrógrada desenvolverem a doença e outras, não!?Surgiram então as teorias atuais.
Teorias atuais
Uma das possíveis explicações é conhecida como teoria imunológica. As células que voltam através das tubas e caem na pelve deveriam ser reconhecidas pelo sistema imunológico como não própria àquela local, depois desta identificação este mesmo sistema teria o dever de destruir estas células. Talvez em mulheres que desenvolvem a doença alguma falha nos mecanismos de defesa possa acontecer e permitir que as células regurgitadas se implantem e dêem início a doença.
Outra hipótese é a que diz que o endométrio tópico, aquele que reveste o útero, possuiria algumas alterações que facilitariam que estas células, ao atingir a cavidade pélvica virem endometriose. Inúmeras alterações já foram encontradas quando comparamos o endométrio de mulheres com endometriose com o das sem a doença.
Em um futuro próximo provavelmente as duas teorias vão se juntar e explicar de forma conjunta o porquê do aparecimento da endometriose em apenas uma parcela das mulheres com menstruação retrógrada.
Ai surge a pergunta: o que acontece com estas mulheres que de repente desenvolvem uma alteração imunológica e outra na camada que reveste o útero?
Alguns trabalhos têm investigado o papel de alguns poluentes ambientais, principalmente um conhecido como dioxina, na gênese da endometriose. A dioxina é um poluente universal derivado da combustão de plásticos, borrachas, fabricação de produtos químicos e solventes dentre outras fontes.Diversos estudos mostraram que a exposição a este poluente pode levar a alterações no sistema imunológico e também no endométrio. Seria a dioxina responsável por todas as alterações que levam a endometriose. Ai vem a mesma pergunta que fizemos acima com relação a menstruação retrógrada: se todas as mulheres estão expostas a este poluente, por que só algumas desenvolvem a endometriose?!
Mais uma alteração entra em jogo para tentar explicar este fenômeno. A de que alterações genéticas, chamadas de polimorfismos, fariam com que a dioxina não fosse corretamente eliminada do corpo e como conseqüência ela começaria a atuar, levando aos distúrbios já mencionados. Apesar dos inúmeros estudos realizados na última década a causa da endometriose ainda permanece obscura. Quanto mais peças deste enorme quebra-cabeças forem juntadas e conhecermos melhor o porquê da doença seremos capazes de diagnosticar e tratar de forma mais adequada as mulheres com a doença.
TIPOS
A endometriose pode se apresentar de algumas formas distintas:
Endometriose profunda:
É uma forma avançada da doença. Acomete ligamentos ou outros órgãos. Não é infrequente o acometimento intestinal. É de difícil tratamento. A resposta ao tratamento medicamentoso não é tão boa quanto a das formas superficiais. A cirurgia, geralmente, é de grande porte, na qual ressecção de parte do intestino ou da bexiga pode ser necessária.
Ovariana:
É o chamado endometrioma de ovário. As células endometriais quando voltam através das tubas conseguem se alojar dentro de um pequeno cisto no ovário. A partir daí elas começam a se dividir e “atapetam” todo o cisto. Ao final de cada ciclo menstrual estas células menstruam para dentro deste cisto e com o passar do tempo vão preenchendo-o de sangue. Devido a isto o endometrioma de ovário cresce vagarosamente e pode atingir tamanhos surpreendentes. O problema desta forma de endometriose é que, com o crescimento parte do ovário sadio vai sendo destruída, o que pode comprometer a fertilidade futura! O tratamento é, na maioria das vezes, cirúrgico e o cisto deve ser removido ou cauterizado. Em casos onde o tamanho é muito grande, todo ovário já foi comprometido e ai impõe-se a remoção do ovário (ooforectomia).
Septo reto-vaginal:
É extremamente rara, acomete o tecido que fica entre o reto e a vagina. Sua origem ainda é controversa, entretanto, acredita-se que pode derivar da transformação de algum resquício da formação dos órgãos genitais em células endometriais. O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico.
Peritoneal:
É de longe a forma mais comum da doença! Acomete o peritônio, a membrana que recobre toda a pelve e os órgãos pélvicos e abdominais. Pode ser superficial ou profunda, chamamos de profunda quando invade a superfície peritoneal por mais de 5mm. A profunda, também conhecida como infiltrativa é encontrada, com freqüência, na parte final do intestino grosso (reto e sigmóide) e parede da bexiga. Cerca de 20-30% das mulheres com endometriose vão apresentar a forma profunda. O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico.
Endometriose de parede:
Esta forma da doença aparece após uma cirurgia uterina, seja uma cesárea, histerectomia ou miomectomia. Durante a cirurgia, células do endométrio acabam ficando na cicatriz cirúrgica e ali proliferam e formam um nódulo de endometriose. O quadro clínico consiste em um nódulo abaixo de uma cicatriz cirúrgica que dói e aumenta durante o fluxo menstrual! O tratamento é sempre cirúrgico e consiste na remoção do nódulo. De forma contrária ao que fazemos nos outros tipos de endometriose esta não precisa de complementação medicamentosa após a cirurgia e tampouco da prevenção da recidiva.
Endometriose pulmonar ou pleural:
É extremamente rara. Ainda não sabemos com as células endometriais vão parar tão longe! Talvez elas entrem em um vaso sanguíneo ou linfático e cheguem aos pulmões. A mulher com endometriose pulmonar pode se queixar de tosse com sangue durante o fluxo menstrual.
SINTOMAS
Cólica menstrual (Dismenorréia)
O principal sintoma é sem dúvida a cólica menstrual. Sempre que a mulher tiver cólicas de difícil tratamento com as medicações convencionais deve-se suspeitar de endometriose. Uma das principais causas da demora no diagnóstico da doença é a não valorização adequada da cólica menstrual. Não é infrequente vermos pacientes referindo que cólicas são normais, que “depois que casar passa” ou que a adolescente esta exagerando nos sintomas por problemas emocionais. Se a cólica já existe há algum tempo, os analgésicos e antiinflamatórios já não aliviam muito, às vezes precisa ficar de cama durante a menstruação: converse com seu ginecologista sobre endometriose.
Por que as mulheres com endometriose têm cólicas? Os implantes da doença localizados no peritônio funcionam de forma semelhante ao endométrio normalmente localizado. Ou seja, responde aos estímulos hormonais e, portanto, “menstrua” no final do ciclo menstrual. Esta menstruação no local errado leva a dor principalmente devido à secreção de uma substância denominada prostaglândina. A prostaglândina irrita os receptores para a dor presentes no peritônio, e como isso acontece concomitante ao fluxo menstrual a paciente refere cólica durante o fluxo menstrual.
Dor durante a relação sexual (Dispareunia)
Aproximadamente 30% das mulheres com endometriose vão referir dor durante o ato sexual. Geralmente a queixa inicial é apenas um incomodo e, com o passar do tempo começa a ser de dor. Esta dor é progressiva e, em estágios avançados torna impossível a relação sexual, levando a inúmeros problemas conjugais.
Por que mulheres com endometriose têm dor á relação sexual?
O local mais freqüente onde encontramos a endometriose é no ligamento útero-sacro. Este ligamento fica atrás do útero, em íntimo contato com a vagina. O implante, com a secreção de inúmeras substâncias, principalmente as prostaglândinas levam à um processo inflamatório. Todo vez que mexemos em um local onde há inflamação temos dor. É por isso que mulheres com endometriose podem ter dor à relação sexual.
Infertilidade
Cerca de 40% das mulheres com infertilidade tem endometriose. E muitas com endometriose vão ter alguma dificuldade na hora de engravidar.
Por que mulheres com endometriose têm dificuldade para engravidar?
Existem diversos estágios da doença, que podemos sintetizar em: endometriose leve ou endometriose avançada. Quando a mulher tem endometriose avançada a explicação do porquê da infertilidade é fácil. Neste estágio há inúmeras aderências na pelve. O útero gruda no intestino, as tubas grudam nos ovários e assim por diante. Esta alteração na anatomia da pelve dificulta muito que o óvulo encontre o espermatozóide e, portanto a mulher não consegue engravidar.
Já quando a endometriose é leve a explicação não é tão fácil. Provavelmente o ambiente peritoneal bastante inflamado altera a motilidade tubária, a postura ovular, pode também, alterar os espermatozóides e o óvulo. De qualquer forma sabemos que há uma relação importante entre infertilidade e endometriose, porém se tratada no início a doença não vai prejudicar uma futura gestação natural.
Cisto de ovário (Endometrioma)
Algumas mulheres descobrem que tem endometriose só quando aparece um cisto de ovário em uma ultra-sonografia de rotina. Este cisto, denominado de endometrioma se forma devido ao implante de endometriose dentro do ovário. Este implante começa a se dividir e “menstruar” ao final de cada ciclo, formando um cisto. O endometrioma pode, com o passar do tempo, crescer e danificar o restante do ovário sadio, por isso sempre que houver suspeita de crescimento ele deve ser removido cirurgicamente, visando preservar a maior quantidade possível de ovário sadio, não prejudicando assim, uma futura gestação.
Outros sintomas
Alterações menstruais: ao contrário do que muita gente pensa a endometriose não causa alterações no ciclo menstrual. A mulher pode ter a doença e menstruar normalmente, com exceção é claro a presença de cólicas!
Sintomas intestinais: a mulher com endometriose pode apresentar aumento do hábito intestinal durante a menstruação. Isto se deve a secreção de prostaglândinas pelos implantes. A prostaglândina estimula a contração do intestino, fazendo com que a mulher vá ao banheiro um número maior de vezes durante o fluxo menstrual. Já, quando a doença é avançada, e o intestino grosso é acometido os sintomas se tornam mais exuberantes. Sangramento ao evacuar, sensação de querer ir ao banheiro toda hora e dificuldade para evacuar são sinais de que a doença já avançou.
Sintomas urinários: a endometriose pode se implantar na parede da bexiga e, devido à inflamação irritar a bexiga. Esta irritação faz com que a mulher tenha dor ao urinar, vá ao banheiro diversas vezes ao dia e tenha dificuldade de segurar a urina quando a bexiga esta cheia. Apesar de pouco freqüente fique atenta as alterações urinária.
DIAGNÓSTICO
Em qualquer livro ou texto que fale sobre endometriose você vai ler que o diagnóstico é anato-patológico, ou seja, há necessidade de uma cirurgia, biópsia e estudo do tecido retirado por um patologista. Hoje em dia, só com a história e o exame ginecológico já podemos saber, com alto índice de acerto, se a mulher tem ou não endometriose.
Mulheres jovens, com queixa de cólicas menstruais progressivas, em alguns casos dor à relação sexual, provavelmente têm endometriose. E, portanto, já estamos aptos a iniciarmos o tratamento!
Cólicas que não melhoram com as medicações antiespasmódicas, antiinflamatórias ou com pílula anticoncepcional, não são normais!!!!!!
Existe algum exame, de sangue ou de imagem, que pode ajudar no diagnóstico?
Você provavelmente já ouviu, ou vai ouvir falar de um exame de sangue chamado CA-125! Ele foi usado durante muito tempo no auxílio do diagnóstico de endometriose, entretanto, sua sensibilidade é baixa. Isso quer dizer que poucas mulheres com endometriose têm aumento do CA-125! Na maioria das mulheres com endometriose (60%) o exame pode estar normal! Talvez ele mais atrapalhe do que ajude! Se o médico esta frente a uma mulher na qual a suspeita é de endometriose e o CA-125 estiver normal ele talvez fique receoso ou não confie no seu raciocínio clínico e ai não vai intervir! Isso faz com que a paciente vá embora sem diagnóstico! Talvez este exame seja um dos culpados pela demora no diagnóstico e tratamento da doença.
Exames de imagem, ultra-sonografia, tomografia ou ressonância magnética não servem para o diagnóstico da doença. Eles são úteis em alguns casos para programarmos melhor o tratamento.
TRATAMENTO
Quando falamos no tratamento da endometriose algumas coisas precisam ser estabelecidas.
Em primeiro lugar e o mais importante é saber se vamos tratar uma paciente que quer engravidar (infertilidade) ou uma mulher que quer se livrar da dor. Outra coisa que deve ser estabelecida é o local e a forma da doença. Se a doença está no ovário, septo reto-vaginal, intestino, bexiga e se estiver no peritônio se é superficial ou profunda.
Conheça os tratamentos para a Endometriose em:
Tratamento para Infertilidade
Tratamento para Dor Pélvica
Tratamento Cirúrgico
PÓS-TRATAMENTO
Ok! Sua endometriose foi tratada! Já não existem mais implantes da doença na pelve ou em qualquer outro local. Isso não quer dizer que você pode ir embora e visitar seu ginecologista apenas uma vez por ano: se não fizermos nada após a cirurgia a doença pode voltar em menos de um ano! Como vimos na parte que fala sobre as causas da endometriose a menstruação é necessária para o aparecimento da doença. Então, se você voltar a menstruar existe grande possibilidade da endometriose voltar. Toda mulher que tem o diagnóstico de endometriose deve parar de menstruar, chamamos isso de prevenção da recidiva. Conseguimos fazer a mulher parar de menstruar usando alguma medicação hormonal de forma contínua. Podemos utilizar os anticoncepcionais orais, injetáveis, transdérmico, implantes, ou o DIU que tem progesterona.
Lembrar que a menstruação deve ser bloqueada até que haja o desejo de gestação.
O principal problema deste esquema de prevenção é o sangramento irregular. Podemos contorná-lo mudando o tipo de anticoncepcional, adicionando pequenas doses de estrogênio ou fazendo uma pausa periódica na medicação.
LAPAROSCOPIA
Videolaparoscopia ou laparoscopia é uma cirurgia minimamente invasiva usada para dois objetivos: diagnóstico e tratamento. É a melhor forma de tratar a endometriose e diversas outras doenças ginecológicas, como cistos de ovário, miomas dentre outras. Nessa cirurgia, após anestesia geral são realizadas pequenos cortes, geralmente um na região do umbigo de 1 cm e dois ou três outros logo acima da linha dos pelos pubianos, onde se insere uma ótica e outros instrumentos cirúrgicos. Com a ótica podemos visualizar toda a pelve e abdômen, permitindo o diagnóstico de qualquer alteração. Através da inserção de instrumentos pelas outras incisões podemos operar e tratar a maioria das doenças ginecológicas.
Existem diversas vantagens quando comparamos a laparoscopia com a cirurgia tradicional. O tempo de hospitalização é de aproximadamente 24 horas, muito menor do que nas cirurgias tradicionais, e o retorno da paciente para as suas atividades rotineiras também é muito mais precoce. Apesar dos inúmeros benefícios quando comparamos a laparoscopia com a cirurgia tradicional a presença de dor leve a moderada é muito comum, portanto, deve-se tomar alguns cuidados principalmente na primeira semana após a cirurgia. A Fisioterapia pode ajudar neste período de recuperação.
Em caso de Dúvidas procure seu(a) Ginecologista de confiança.
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Metamorfose Ambulante
''Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.''
MUDEIIIIIIIIII.....
Mudei de novo, novamente e mais uma vez!
Deixo crescer ou corto, pinto ou não???
Ah! Quer saber, pinei e depois cortei! (risos)
Eu sei, eu não aguento mudo o tempo todo, não paro, me transformo e sou feliz assim.
Olhem as comparações:
Raul Seixas
MUDEIIIIIIIIII.....
Mudei de novo, novamente e mais uma vez!
Deixo crescer ou corto, pinto ou não???
Ah! Quer saber, pinei e depois cortei! (risos)
Eu sei, eu não aguento mudo o tempo todo, não paro, me transformo e sou feliz assim.
Olhem as comparações:
Thais Fersoza
________________________________________________________
Victória Beckham
O que acharam?????
;)
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Crônicas... Eterno.
Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata....
Um dia descobrimos que beijar uma pessoa para esquecer outra, é bobagem.Você não só não esquece a outra pessoa como pensa muito mais nela...
Um dia descobrimos que se apaixonar é inevitável...
Um dia percebemos que as melhores provas de amor são as mais simples...
Um dia percebemos que o comum não nos atrai...
Um dia saberemos que ser classificado como o "bonzinho" não é bom . .
Um dia perceberemos que a pessoa que nunca te liga é a que mais pensa em você...
Um dia percebemos que somos muito importante para alguém, mas não damos valor a isso...
Um dia percebemos como aquele amigo faz falta, mas ai já é tarde demais...
Enfim...
Um dia descobrimos que apesar de viver quase um século esse tempo todo não é suficiente para realizarmos todos os nossos sonhos, para dizer tudo o que tem que ser dito...
O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutar para realizar todas as nossas loucuras...
Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação.
♣ Martha Medeiros
Um dia descobrimos que beijar uma pessoa para esquecer outra, é bobagem.Você não só não esquece a outra pessoa como pensa muito mais nela...
Um dia descobrimos que se apaixonar é inevitável...
Um dia percebemos que as melhores provas de amor são as mais simples...
Um dia percebemos que o comum não nos atrai...
Um dia saberemos que ser classificado como o "bonzinho" não é bom . .
Um dia perceberemos que a pessoa que nunca te liga é a que mais pensa em você...
Um dia percebemos que somos muito importante para alguém, mas não damos valor a isso...
Um dia percebemos como aquele amigo faz falta, mas ai já é tarde demais...
Enfim...
Um dia descobrimos que apesar de viver quase um século esse tempo todo não é suficiente para realizarmos todos os nossos sonhos, para dizer tudo o que tem que ser dito...
O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutar para realizar todas as nossas loucuras...
Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação.
♣ Martha Medeiros
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Não é TPM.... É procurando algo novo!
O Caminho continua CERTO, só dei uma entortada no visual, e que GRAÇAS a todos, que adoraram a mudança. Não quero mais cortar... estou preferindo as madeixas longas como nos velhos tempos, mas .... para isso preciso conter minha ansiedade, então dei luz à escuridão dos meus cabelos castanhos...
Cansada, exausta da mesmice, cabelo certinho, pretinho... toda certinha! CHEGA!
Só esse ano mudei 3 vezes kkkkkkkkk
Estou buscando novos ares, quero dançar.. cantar.. pintar....
Preciso arrumar tempo... mas quero tudo isso!
E já estou pensando numa Tatoo nova.
2004 |
2011 |
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Ciclos
Ciclos da vida - Fernando Pessoa
“Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrar ciclos, fechar portas, terminar capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram. Foi despedido do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outra cidade? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações? Voce pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu. Pode dizer a si mesmo que não dará nem mais um passo, enquanto não entender as razões que levaram certas coisas que eram tão importantes e sólidas em sua vida, a serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seu marido ou sua esposa, seus amigos, seus filhos, seus irmãos. Todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará. Não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais. As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora. Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!), destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar livros que tem. Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração, e o desfazer-se de certas lembranças, significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.
Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se. Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto, às vezes ganhamos, e às vezes perdemos… Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam o seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso estará apenas o envenenando, e nada mais. Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não tem data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do “momento ideal”. Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará.
Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante encerrar ciclos, não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira.
Deixe de ser quem era, e transforme-se em quem é. Torne-se uma pessoa melhor e assegure-se em quem é. Torne-se uma pessoa melhor e assegure-se de que sabe bem quem é antes de conhecer alguém e de esperar que ela veja quem você é. E lembre-se: tudo o que chega, chega sempre por alguma razão.”
''Série de fenômenos que se sucedem numa ordem determinada: o ciclo das estações.''
Hoje é um daqueles dias perfeitos para mim, dia nublado de chuva com boas companhias, em alguns momentos sozinha com pensamentos distante, um gole de leite com café, minha mantinha da sorte, um dia para pensar.
Nesses últimos dois anos minha vida iniciou e fechou muitos 'ciclos', alguns foram doloridos, outros confusos, mas sempre com a quela sensação de que por mais que sigam suas direções, vamos sempre ter a oportunidade de voltar para relembrar ou não. Paixões, amizades, ilusões, saudades. Eu sempre posso voltar pra colocar pontos finais, ponto e vírgula, quem sabe... procuro fechar os meus ciclos com chaves de ouro, com chaves de paz, tenho consciência de que talvez eu não os feche como gostaria, não depende só de mim, esses mesmos ciclos não pertencem só a mim.
Um novo ciclo se inicia, mas não é um ciclo comum, ele será permanente, pelo menos eu espero que seja, com colaboração de outros pequenos ciclos que a vida vai se encarregando de nos abrir, nos guiar, independentes dos obstáculos e poder sempre ter alguém para percorrer todo ele e abrir e fechar tantos outros, que eu sei que virão, eu sei ... já o tenho comigo.
Você pode ter amigos que estarão contigo sempre, pode ter aqueles que terão pequenas participações que nem sempre serão agradáveis, mas que sempre deixarão uma lição e uma auto avaliação de si sobre aquela determinada situação, pode ter pessoas que lhe darão oportunidades, pessoas para as tirá-las também e os outros tantos acontecimentos que já estamos acostumados protagonizar, jamais cansados de viver. Sempre estaremos sofrendo mudanças, e eu adoro mudanças.
Tenho objetivos, todo mundo tem. Quero trabalhar bastante, ter minha casa e família, um cachorro que me espere no portão, imãs de geladeira para deixar anotações importantes, uma cozinha grande, um escritório pequeno, uma vida simples e cheia de amor. Eu posso construir esse ciclo, podemos construir esse ciclo. Se a minha definição de ciclos for equivocadas para vocês, me desculpem amigos, minha maneira de olhar e tentar compreender a vida pode ser totalmente equivocada, mas é a maneira da qual consigo enxergar, compreender e ser feliz com ela. Mesmo sabendo que nada é para sempre.
Afinal, de tantas voltas que damos nessa vida, de que serviria percorrer incansavelmente se não encontrarmos o Amor e a Felicidade? Com certeza não valeria à pena.
Ter Dinheiro? Realização pessoal? Luxo?...Não, ainda não existe o que pague esse estado de espírito e nunca haverá.
Thiara SJ
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Steve Jobs, paixão e intuitividade por Marcos Hiller
Jornal do Brasil
Hoje às 21h38 - Atualizada hoje às 21h42
O planeta acordou triste na manhã de 6 de outubro de 2011. O mago Steve Jobs faleceu, após uma longa, histórica e bem-sucedida jornada à frente do mundo da tecnologia. Após cerca de sete anos de luta, foi vencido por um dos mais letais tipos de câncer. Ele foi um gênio, e todo gênio que se preza sobra em alguns aspectos e deixa a desejar em outros. Ao mesmo tempo em que demitia funcionários dentro dos elevadores da Apple, em Cupertino/Califónia, de lá eram lançados produtos como o Mac OS X, sobre o qual disse: “Os botões da tela ficaram tão bonitos que o usuário teria vontade de lambê-los”.
Ao mesmo tempo em que não fazia pesquisa com consumidores para lançar seus produtos, Jobs levava seus designers para conhecer a Casa da Cascata de Frank Lloyd Wright, na Pensilvânia, para lhes inspirar o processo criativo. Ao mesmo tempo em que disse, com a maior naturalidade, que o trabalho de mil engenheiros que se debruçaram em um projeto durante três anos de nada valeu, lançou um MP3 com apenas um botão no meio, e é líder de categoria no segmento.
Se eu tivesse a dura missão de resumir Steve Jobs em poucas palavras, eu me limitaria a dizer: paixão aos detalhes e intuitividade. Tudo que a Apple fez, faz e fará carrega esses dois valores de modo sublime. Todos os produtos da empresa têm uma extrema atenção aos detalhes, tudo muito bem calibrado, bem pensado, e todo novo design tem um racional fortíssimo por trás. O cabo de energia é preso com ímã ao computador, pois se você tropeça no fio não joga seu trabalho no chão. O botão de liga/desliga é sempre atrás. Assim, caso você esbarre, isso não deletará todo seu projeto. Tudo é muito intuitivo. Nunca mexemos em um iPad, mas quando pegamos um parece que já sabemos onde as coisas estão.
Jobs deixa um legado incomparável. Há quem compare o que ele fazia como algo parecido com religião. Ele era o messias, a Apple Store, a Meca da tecnologia mundial, e nós não somos meros consumidores, somos verdadeiros seguidores e adoradores. Vale lembrar que ele era rodeado por outros gênios. Um deles é Jonathan Ive, que, ao mesmo tempo em que passeia em seu Aston Martin pelas praias da California, também desenha produtos como o iMac.
Jobs foi um gênio provocativo. Qual CEO no mundo hoje que sentava com funcionário de chão de fábrica para discutir o processo de abrir a caixa dos produtos da Apple pelo consumidor? Ele fazia isso, pois entendia que aquele era um momento mágico. Desafiou o mercado editorial com os e-Books, que vieram para ficar e crescem de maneira avassaladora. Os livros físicos estão com os dias contados.
Steve Jobs e a sua Apple ditaram a vanguarda tecnológica e, ao mesmo tempo, geram uma rápida e proposital obsolescência de seus produtos. O iPad 1 que, até o ano passado, estava na crista da onda, hoje já é velho. Dentro de anos, será item de museu. Não me restam dúvidas de que Tim Cook e seu brilhante time de engenheiros e designers já estão com o iPad 3 pronto, e o iPad 4 já no protótipo, e o iPad 17 já idealizado. E cabe a nós, consumidores, sermos engolidos por esse tsunâmi de gadgets. A verdade é que eu não preciso de iPad 2, mas eu tenho de ter.
Na manhã de 6 de outubro comecei a aula com meus alunos com um minuto de silêncio e dediquei toda nossa aula a Steve Jobs e ao seu brilhante legado à frente da Apple. Ao final, aplaudimos. Acho que essa é a melhor forma de homenageá-lo. Thanks, Steve!
Marcos Hiller é coordenador do MBA em Branding (Gestão da Marca) na Trevisan Escola de Negócios. (@marcoshiller)
Telefone sem fio... (Conversa paralela)
Oque me indigna é ver como as pessoas se precipitam em expressar seus sentimentos à determinada pessoa e como usam o meio de comunicação virtual pra tanta mesquinharia.
Gente, quem nunca sofreu por causa de um 'leva e traz', 'Diz que me disse', e que no final ninguém disse nada. O fulano disse do sicrano, mas o intermediário de tudo isso nunca assume o aumento da linhada, e sempre tem alguém pra colocar a culpa... e no final quando os protagonistas resolvem conversar cara-a-cara, com suas verdades, todo o mal entendido voa pela janela.
Não vou ser hipócrita em dizer que não sobe um fogo de raiva que atropela minha garganta e insiste sair pela boca um grito desesperador de xingamentos, não nego, mas boca fechada não entra mosquito, ainda mais quando se está mal acompanhado pra desabafar. Agora Colocar em ORKUT, TWITTER, FACEBOOK, MESSENGER e o caralho a quatro, ai é covardia né amiga(o). É uma falta de respeito consigo mesmo e pra ajudar ainda tem aquelas pessoas, sabe... aqueles pseudos-amigos que comentam, dão força, apoiam, mas que na verdade muitas vezes participaram dessa corja toda.
E etc.
Todo mundo tem um motivo pra aumentar a conversa, todo mundo tem motivo pra causar intriga, cabe a você conhecer a si mesmo e ignorar certos comentários vãos por aí.
Hoje ouço e leio tanta coisa e deixo passar batido, porque pra mim não interessa, e a carapuça só servirá pra quem quiser vesti-la.
Deus é mais!
É uma questão de empatia, me coloco sempre nos dois lados e sei quanto é desagradável acreditar em pessoas que não tem mais oque fazer.
Beeeeeeeeijos
Gente, quem nunca sofreu por causa de um 'leva e traz', 'Diz que me disse', e que no final ninguém disse nada. O fulano disse do sicrano, mas o intermediário de tudo isso nunca assume o aumento da linhada, e sempre tem alguém pra colocar a culpa... e no final quando os protagonistas resolvem conversar cara-a-cara, com suas verdades, todo o mal entendido voa pela janela.
Não vou ser hipócrita em dizer que não sobe um fogo de raiva que atropela minha garganta e insiste sair pela boca um grito desesperador de xingamentos, não nego, mas boca fechada não entra mosquito, ainda mais quando se está mal acompanhado pra desabafar. Agora Colocar em ORKUT, TWITTER, FACEBOOK, MESSENGER e o caralho a quatro, ai é covardia né amiga(o). É uma falta de respeito consigo mesmo e pra ajudar ainda tem aquelas pessoas, sabe... aqueles pseudos-amigos que comentam, dão força, apoiam, mas que na verdade muitas vezes participaram dessa corja toda.
E etc.
Todo mundo tem um motivo pra aumentar a conversa, todo mundo tem motivo pra causar intriga, cabe a você conhecer a si mesmo e ignorar certos comentários vãos por aí.
Hoje ouço e leio tanta coisa e deixo passar batido, porque pra mim não interessa, e a carapuça só servirá pra quem quiser vesti-la.
Deus é mais!
É uma questão de empatia, me coloco sempre nos dois lados e sei quanto é desagradável acreditar em pessoas que não tem mais oque fazer.
Beeeeeeeeijos
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Kaio, eu sou o Kaio!
sábado, 24 de setembro de 2011
Quem não conhece os MUPPETS ?
Meu programa animado FAVORITO de infância, se bem que até hj eu adoroooooooo!
Fica aqui uma breve pesquisa do Wikipédia sobre o criador dos Muppets, JIM HENSON:
James Maury "Jim" Henson (Greenville, Mississippi, 24 de setembro de 1936 – Nova Iorque, 16 de maio de 1990) foi o criador e manipulador dos bonecos Muppets.
Jim começou sua carreira de manipulador de bonecos quando lançou, com sua futura noiva-colaboradora Jane Nebel Henson, o programa infanto-juvenil apresentado por bonecos chamado Sam e Seus Amigos, no qual apareceu pela 1ª vez o mais famoso dos personagens de Jim Henson, O sapo Kermit, nomeado no Brasil como Caco, o Sapo. Além de Kermit, também tinha o Sam, Harry, Yorick etc. O programa foi produzido pela WRC-TV NBC 4, onde permaneceu no ar até 1961.
Depois do sucesso de Sam e Seus Amigos, Jim Henson criou sua própria empresa de criação de bonecos, chamada Muppets, Inc., depois chamada de Henson Associates, Inc.; Jim Henson Productions; e atualmente The Jim Henson Company. Os personagens Muppets participaram de alguns programas de auditório americanos famosos, entre eles, o Jimmy Dean Show (a 1a aparição do cachorro Rowlf) e o Ed Sullivan Show, sendo lançado nos EUA, inclusive, um DVD com 20 das 25 aparições dos Muppets neste último.
Em 1968, a Sesame Workshop (atualmente conhecida como Sesame Workshop) de Joan Ganz Gooney, em parceria com a Muppets, Inc., criou e produziu um programa infanto-juvenil educativo chamado Sesame Street que fez tanto sucesso que passou a ser adaptado em outros países, inclusive o Brasil (co-produzido pela TV Cultura e pela TV Globo de 1973 a 1977, com nova versão produzida pela TV Cultura a partir de 2007) e o México (produzido pela Televisa de 1973 até hoje). O protagonista é Muppet de corpo inteiro chamado Big Bird ( Garibaldo ).
Em 1976, a Muppets, Inc., agora com o nome de Henson Associates, Inc. formou parceria com a ATV/ITC Entertainment de Lord Lew Grade, para produzir o show de maior sucesso dos Muppets: The Muppet Show, no qual, os personagens Caco, Fozzie, Gonzo, Rizzo, Senhorita Piggy etc. recebiam convidados especiais, tais como Elton John, George Burns, e Madeline Kahn.
Em 1979, foi lançado o 1º longa-metragem dos Muppets, Muppets, o Filme, seguido por A Grande Farra dos Muppets (1981) e Os Muppets Conquistam Nova Iorque (1983).
No mesmo ano, foi construída sua empresa de criação e confecção de bonecos animatrônicos e cenários, e animação de personagens computadorizados ou de massinha de modelar, chamada de Jim Henson's Creature Shop (inicialmente The Muppet Creature Shop), situada em Londres, com filiais em Nova Iorque, Los Angeles e Sydney.
Henson concluiu seu primeiro longa-metragem com criaturas animatrônicas: O Cristal Encantado.
Em 1983, Jim Henson iniciou uma nova série Fraggle Rock, a Rocha Encantada, cuja exibição durou de 1983 a 1987 e ocorreu em vídeo no Brasil. (Foi lançado em DVD pela HIT Entertainment mas não foi confirmada nenhuma data de lançamento deste DVD no Brasil)
Em 1986, juntamente com Lucasfilm, Ltd. (a mesma de Star Wars), Henson lançou Labirinto, a Magia do Tempo.
Em 1990 a Disney se juntou a Henson pela 1a vez, com sua série Família Dinossauros. Também foi lançada uma atração nos parques Disney: Muppet-Vision 3-D/4-D.
Ainda em 1990 (precisamente 16 de maio de 1990), Jim Henson faleceu, vítima de uma pneumonia[1] . Ele foi cremado e suas cinzas espalhadas pelo seu rancho em Santa Fe, no estado americano de Novo México[2].
No dia 23 de Setembro de 2011 foi homenageado pelo Google com um doodle em que apareciam alguns dos personagens da Vila Sésamo formando a palavra "Google".
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Nostalgia
Olá pessoal,
Já sentiram a sensação nostálgica de quando se ouvi uma canção antiga, e tem a impressão de como tivesse nascido ou vivido naquela época????
Me pego nesses momentos nostálgicos sempre, principalmente quando ouço 14 Bis, Mano a Mano, Oswaldo Montenegro, The Beatles, Elvis Presley ... e assim vai a minha lista interminável.
Não me importo em falar de IDADE, pelo menos por enquanto, com apenas 22 aninhos está distante o constrangimento de revelar minhas velinhas apagadas. Tenho orgulho em poder dizer que sou diferente da minha geração, uma de poucos que preserva as músicas antigas e boas.
Hoje com a Internet ficou fácil escolher e ouvir coletâneas de diversos gêneros, basta uma palavra chave na caixa de pesquisa do GOOGLE e um Enter! Pronto, é só carregar o vídeo ou até mesmo a caixa de reprodução e curtir!
Lanço um desafio!
Na caixa de comentários à baixo deixe uma lista das 10 melhores músicas das décadas de 60,70,80 e 90.
O Vencedor ganhará uma seleção com um desenho meu personalizado na CAPA!
Não é grande coisa, mas é uma oportunidade de se compartilhar gostos e conhecer mais sobre a música.
Vale tudo, MPB, Rock Nacional e Internacional, Samba... e etc.
Conto com Vocês
Já sentiram a sensação nostálgica de quando se ouvi uma canção antiga, e tem a impressão de como tivesse nascido ou vivido naquela época????
Me pego nesses momentos nostálgicos sempre, principalmente quando ouço 14 Bis, Mano a Mano, Oswaldo Montenegro, The Beatles, Elvis Presley ... e assim vai a minha lista interminável.
Não me importo em falar de IDADE, pelo menos por enquanto, com apenas 22 aninhos está distante o constrangimento de revelar minhas velinhas apagadas. Tenho orgulho em poder dizer que sou diferente da minha geração, uma de poucos que preserva as músicas antigas e boas.
Hoje com a Internet ficou fácil escolher e ouvir coletâneas de diversos gêneros, basta uma palavra chave na caixa de pesquisa do GOOGLE e um Enter! Pronto, é só carregar o vídeo ou até mesmo a caixa de reprodução e curtir!
Lanço um desafio!
Na caixa de comentários à baixo deixe uma lista das 10 melhores músicas das décadas de 60,70,80 e 90.
O Vencedor ganhará uma seleção com um desenho meu personalizado na CAPA!
Não é grande coisa, mas é uma oportunidade de se compartilhar gostos e conhecer mais sobre a música.
Vale tudo, MPB, Rock Nacional e Internacional, Samba... e etc.
Conto com Vocês
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Pai Nosso.
Olá amigos,
Sei que esse BLOG anda meio devagar, mas pra animar e começar a ter uma rotina, vai aqui uma Oração Maravilhosa:
Sei que esse BLOG anda meio devagar, mas pra animar e começar a ter uma rotina, vai aqui uma Oração Maravilhosa:
Semana Abençoada à TODOS!!!!!
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Mimos da minha amiga de Blog Tina
Gente, como é delicioso receber presente sem esperar. rs
Hoje cheguei em casa depois do trabalho e me deparei com uma caixa em cima da cama, quando li o remetente, quase não acreditei, a minha amiga blogueira Tina cumpriu o prometido de muito tempo à trás, me madou lindos mimos e um Vasinho de TULIPAS.. Quase morri! Lindo de viver!!!!!!
Não parava de tirar mimos de dentro da caixa, um monte de mimos lindos, ai gente desculpa estou emocionada.
Sou grande adimiradora dos artesanatos dessa grande mulher, e ela também curte os meus trabalhos, mas jamais pensei em trocas de comentários construir uma afeição tão grande, e uma amizade tão bacana.
O Bairro dela se chama Novo Umuarama, isso lembra algo?
Pois é... é o nome da cidade onde moro: UMUARAMA.
Tina, não tenho palavras para agradecer o carinho, você é muito especial pra mim.
OBRIGADA mais uma vez pelos mimos, eu AMEIIIIIIIIIII!!!!!!
GENTEEEEEEE, se puderem visitem ai o Blog da TINA
é só clicar no link do nome dela ;)
Assinar:
Postagens (Atom)